Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Internacional

UE e Mercosul deram 'passos gigantes', diz italiano

Blocos tentam concluir acordo de livre comércio até janeiro

Agência ANSA

O vice-ministro de Desenvolvimento Econômico da Itália, Ivan Scalfarotto, afirmou nesta quarta-feira (13) que União Europeia e Mercosul deram passos "gigantes" para a conclusão de um acordo de livre comércio entre os dois blocos.

Scalfarotto está em Buenos Aires, capital da Argentina, onde participa da conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que tem servido para europeus e latino-americanos acertarem os últimos detalhes do tratado.

"Não devemos desperdiçar essa ocasião extraordinária para fechar um acordo político com os países sul-americanos, área até então muito fechada às trocas comerciais e com a qual temos grandes laços culturais e gigantescas possibilidades de vantagens econômicas mútuas", disse o vice-ministro italiano.

Segundo ele, a expectativa é que o acordo seja anunciado nas primeiras semanas de janeiro de 2018 - a previsão anterior era que o tratado fosse concluído em dezembro de 2017. Se aprovado, esse será o maior pacto de livre comércio assinado pelos dois blocos, unindo um mercado de quase 800 milhões de pessoas.

O Mercosul e a UE já apresentaram suas ofertas comerciais, mas ainda restam alguns entraves. Um dos principais é a agropecuária, já que países europeus como Irlanda e França receiam derrubar as barreiras impostas a potências do setor, como o Brasil.

Tags: blocos, economia, europa, internacional, italia, mercosul

Compartilhe: