ASSINE
search button

Governo canadense vai pagar US$ 85 mi para vítimas de perseguição contra gays no país

Primeiro-ministro Justin Trudeau pediu desculpas em discurso

Compartilhar

O governo do Canadá deve pagar até US$ 85 milhões - ou 110 milhões de dólares canadenses - como indenização para as vítimas de perseguição contra a comunidade homossexual no país. Por décadas, o governo autorizou a discriminação contra canadenses gays.

Em um discurso na terça-feira (28), o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau se desculpou para as vítimas. O programa de perseguição do governo, que durou por mais de 30 anos e terminou apenas nos anos 90, foi responsável pela perda de milhares de empregos, com pessoas sendo processadas por causa da orientação sexual. A política também afetou militares, funcionários públicos e membros da polícia montada do Canadá.

Agora, o governo também introduziu legislação para expurgar “condenações injustas” dos registros públicos, de pessoas acusadas sob a legislação que criminalizava a homossexualidade.

No discurso, Trudeau se desculpou pelo “papel do Canadá na opressão, criminalização e violência sistêmica” contra minorias sexuais.

“É com vergonha, tristeza e um profundo arrependimento pelas coisas que fizemos que eu venho aqui hoje e digo: Estávamos errados”, disse Trudeau.