ASSINE
search button

Presidente angolano afasta chefes da polícia e inteligência militar

Compartilhar

João Lourenço, presidente de Angola exonerou nesta segunda (20) as chefias da Polícia Nacional e do Serviço de Inteligência e Segurança Militar. Já foram anunciados os nomes dos sucessores.

Desde a tomada de posse, o presidente João Lourenço já demitiu muitas pessoas de cargos-chave do país. Dessa vez o processo atingiu forças de segurança, sendo demitidas chefias da Polícia Nacional e do Serviço de Inteligência e Segurança Militar, informa TPA, a TV pública de Angola.

Por ordem do presidente angolano foi afastado Ambrósio de Lemos, comandante-geral da Polícia Nacional, que já tem sucessor — Alfredo Eduardo Manuel Mingas, ex-comandante da Polícia de Intervenção Rápida.

Citado pelo portal de notícias português Observador, Ambrósio de Lemos desmente que se trata de motivos políticos: "Agora chegou à altura, porque a idade já é alguma. Chegou à altura do descanso", afirmou.

António José Maria, ex-chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar, será substituído por Apolinário José Pereira, que, por sua vez, para poder desempenhar o novo cargo, foi exonerado da Comissão Especial de Serviço no Ministério das Relações Exteriores.