ASSINE
search button

Lufthansa, EasyJet e mais 5 fazem ofertas pela Alitalia

Comissários do governo agora analisarão o conteúdo das propostas

Compartilhar

Sete empresas apresentaram ofertas vinculantes pela Alitalia, maior companhia aérea da Itália, incluindo a alemã Lufthansa e a britânica EasyJet.

O prazo para a entrega dos envelopes com as propostas terminou na noite desta segunda-feira (16) - segundo o horário local -, e agora os comissários extraordinários nomeados pelo governo para administrar a Alitalia avaliarão seu conteúdo.

O que se sabe é que as ofertas de Lufthansa e EasyJet não são pela totalidade da empresa italiana. Segundo um comunicado da maior companhia de aviação civil da Alemanha, seu objetivo é criar uma "nova Alitalia", comprando apenas parte de seus ativos, como as rotas diretas italianas e europeias.

"A oferta compreende uma proposta por uma nova estrutura da Alitalia, com um modelo de negócios focalizado que poderia dar origem a perspectivas econômicas de longo prazo", diz a nota da Lufthansa.

Já a EasyJet preferiu não revelar detalhes de sua proposta e afirmou apenas que "fornecerá novas atualizações no tempo devido". A irlandesa Ryanair também havia manifestado interesse pela Alitalia, mas acabou saindo da briga por causa de seus problemas internos.

A empresa italiana foi colocada à venda após entrar em mais uma crise de liquidez, agravada pela recusa de seus funcionários em aceitarem um plano para demitir 1 mil pessoas. O corte era uma exigência dos acionistas para aprovar um aumento de capital de 2 bilhões de euros.

Com isso, a Alitalia se viu na perspectiva de ficar sem liquidez e pediu a intervenção do governo, que nomeou três comissários extraordinários para administrá-la e fez dois empréstimos-ponte, totalizando 600 milhões de euros, para permitir que a empresa continuasse operando.

Se não encontrar um comprador para a companhia aérea, a Itália terá dois caminhos: tentar sanar a Alitalia e mantê-la em sua configuração societária atual ou decretar sua falência.

Ex-companhia aérea de bandeira, a empresa foi privatizada e é controlada atualmente pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), que detém 51% de seu capital, e pela Etihad Airways, dona dos 49% restantes.