ASSINE
search button

Áustria quer diminuir 'a zero' entrada de imigrantes no país

Militares estão barrando migrantes ilegais na fronteira italiana

Compartilhar

Entrou em ação nesta sexta-feira (13), na linha ferroviária da cidade de Brennero, no norte da Itália, a operação criada pelo governo austríaco para reduzir "a zero" a entrada de imigrantes ilegais na Áustria pela fronteira italiana.

Na estação de Seehof, na parte austríaca dos trilhos, está sendo realizado um rigoroso monitoramento nos vagões dos trens que têm como destino o norte da Europa.

Segundo o ministro do Interior da Áustria, Wolfgang Sobotka, a inspeção é para salvar as vidas dos imigrantes. "Com o controle nos trens de carga, queremos salvar a vida dos imigrantes e interromper esses passageiros sem escrúpulos".

De acordo com Sobotka, cerca de 6,8 mil pessoas sem registro foram barradas na fronteira com a Itália. "O número é muito menor do que em 2016, mas o objetivo é trazer as entradas ilegais para zero", avaliou.

O ministro ainda cobrou mais atenção das autoridades do país.

"As autoridades austríacas devem saber sempre quem está no país, quando e onde. Alguns dias atrás, um simpatizante extremista foi interceptado", comentou.

Desde agosto, a Áustria está realizando uma grande força-tarefa para barrar a entrada de imigrantes ilegais na fronteira com a Itália, na cidade de Brennero. O envio de militares austríacos irritou o governo italiano, que chamou a ação de "injustificada".