ASSINE
search button

Trump usa tom solidário em discurso após ataque em Las Vegas

Presidente não citou terrorismo, extremismo e nem armas de fogo

Compartilhar

Sem fazer referência alguma ao terrorismo, ao extremismo ou ao controle de armas de fogo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou nesta segunda-feira (2) o ataque ocorrido em Las Vegas que deixou mais de 50 mortos e 400 feridos, no maior tiroteio da história do país. 

O magnata republicano fez um discurso oficial na Casa Branca durante a manhã, mais de 12 horas após o ataque, que ocorreu às 22h (no horário local) deste domingo (1°).

Adotando uma postura totalmente pacífica, Trump pediu solidariedade e união aos norte-americanos, disse rezar pelas vítimas e elogiou o trabalho da polícia e das equipes de resgate. "A ação milagrosa da polícia evitou mais mortes", disse o magnata.    

>> Ataque contra show em Las Vegas mata mais de 50 e fere 406 pessoas

>> FBI nega ligação do Estado Islâmico com ataque em Las Vegas

O tom usado por Trump é o oposto de seus pronunciamentos anteriores, nos quais costumava acusar o terrorismo e o extremismo islâmico por episódios de violência no país. Dessa vez, ele cuidadosamente definiu a tragédia como um "ato de maldade".    

O presidente informou que estará em Las Vegas na quarta-feira (4) e que o FBI e os departamentos internos estão trabalhando juntos nas investigações do tiroteio.    

O republicano não deu informações sobre a linha seguida pela polícia, que havia descartado que o episódio fosse um atentado terrorista. Mas o grupo Estado Islâmico reivindicou o ato em suas redes sociais e afirmou que o atirador, um homem originário de Nevada, de 64 anos, Stephen Paddock, convertera-se ao Islã recentemente.    

A família de Paddock, porém, disse estar chocada com o acontecido e que nunca o americano dera sinais de radicalismo religioso ou político.