ASSINE
search button

Festival de Veneza terá segurança especial contra terrorismo

Maior evento do cinema italiano começa no dia 30 de agosto

Compartilhar

Os organizadores da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza anunciaram nesta quarta-feira (23) que o evento terá medidas de segurança especiais com foco no antiterrorismo. Em uma reunião entre a organização e o Comitê Provincial para a Ordem e Segurança Pública da Prefeitura de Veneza, ficou definido que serão ampliadas as zonas de "filtragem" das pessoas e dos veículos que circulam próximo à sede do evento e que haverá a instalação de barreiras fixas e móveis em locais sensíveis.

A criação de uma nova área de vigilância ampliada contará com detectores de metais e um forte efetivo policial. Além disso, serão instaladas novas câmeras de vigilância em áreas que não contam com a atual cobertura da Prefeitura e que serão monitoradas por agentes durante 24 horas.

Também ficou definido que será criada uma Central de Operações, que deve continuar após o Festival, que contará com um agente representante de cada uma das forças de polícia da Itália e de um técnico da área de telecomunicações para garantir o apoio em caso de necessidade de ação rápida.

Entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro, quando a Mostra ocorre de fato, o acesso à ilha de Lido será permitido apenas às pessoas e aos carros previamente cadastrados. Já ao longo da Ponte della Libertà, que liga Veneza ao continente, serão ativados controles de velocidade para os veículos e um blindado militar ajudará no controle ao fluxo de carros.

O Comitê ainda definiu que serão controlados de "maneira mais específica" a estação ferroviária Veneza-Mestre, a aproximação marítima a Veneza e os aeroportos Marco Polo e Nicelli.