ASSINE
search button

Vândalos jogam óleo em fonte histórica de Roma

Segundo Polícia, água tinha quantidade 'notável' de lubrificante

Compartilhar

Uma substância oleosa foi jogada dentro da Fontana dei Tritoni, fonte do século 18 situada em uma praça do centro de Roma, em mais um episódio de vandalismo contra monumentos históricos da capital da Itália.

Ainda não se sabe quem foi o autor do ato, mas ao lado da fonte foi encontrada uma lata de lubrificante para motor com quatro litros de capacidade. Segundo a Polícia, havia uma quantidade "notável" de óleo na água do monumento, que foi inaugurado em 1717 e exibe, sobre uma rocha, duas representações de Tritão, filho de Poseidon na mitologia grega.

"Condeno o gesto de desconhecidos que danificam um monumento símbolo de Roma. É triste ver essa falta de respeito com a cidade e com nossa história. Esse tipo de comportamento denota ignorância e ausência de senso cívico", declarou o vice-prefeito da "cidade eterna", Luca Bergamo.

A fonte teve de ser esvaziada para passar por um processo de limpeza, mas já voltou a funcionar normalmente. Desde o início do verão europeu, no fim de junho, diversas pessoas já foram autuadas por nadar, às vezes peladas, nas fontes de Roma.

Por conta disso, a prefeita Virginia Raggi assinou um decreto que estabelece multas de 40 a 240 euros para quem entrar nas fontes da capital ou até mesmo consumir alimentos em seus arredores.