ASSINE
search button

Ex-senador boliviano morre em Brasília após acidente aéreo

Molina, que tinha asilo político, estava internado desde dia 12

Compartilhar

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (16) o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina, 58 anos, em Brasília, informou a Secretaria de Saúde da capital federal. Ele havia sofrido um acidente aéreo no último sábado (12), e sofreu uma parada cardiorrespiratória hoje.

A queda do monomotor, que era pilotado por Molina, ocorreu logo após a decolagem do aeroclube de Luziânia, em Goiás, e o acidente está sendo investigado. O ex-senador era o único ocupante da aeronave no momento do acidente.

Molina contava com asilo político no Brasil desde 2012 e alegava ser perseguido pelo governo de Evo Morales. Por sua vez, o governo o acusava de ter cometido irregularidades que causaram um dano de US$ 1,7 milhão às contas públicas do país.

Naquele ano, Molina obteve o asilo, mas não recebeu o salvo-conduto para deixar a Bolívia em segurança. Com isso, ele refugiou-se por mais de 450 dias na Embaixada brasileira e, com a ajuda de um funcionário local, fugiu para o Brasil de carro. O caso chegou a abrir um crise diplomática entre Morales e a então presidente Dilma Rousseff.

Em 2016, Molina voltou a ter destaque na mídia brasileira por conta da tragédia que envolveu a delegação do time da Chapecoense. O piloto e dono da empresa aérea LaMia, Miguel Quiroga, era genro do ex-senador boliviano.