ASSINE
search button

'The Wall Street Journal': A próxima crise da Europa vem dos Balcãs

Artigo diz que Rússia e Turquia discordam,  enquanto UE se concentra em seus problemas

Compartilhar

Artigo escrito por Walter Russell Mead* publicado nesta quarta-feira (26) pelo The Wall Street Journal fala sobre a próxima crise da Europa. 

Em uma recente reunião de especialistas, um oficial alemão foi questionado sobre o problema da Europa que lhe causa mais preocupação. Sua resposta veio sem hesitação: os Balcãs Ocidentais, onde uma nova crise está se preparando, enquanto a Turquia e a Rússia brigam entre sim, diz o texto.

Para Mead, "na pior das hipóteses a Rússia e a Turquia encorajariam seus representantes nos Balcãs, Sérvia e Albânia, para ajudá-los a redesenhar as fronteiras da região. O governo sérvio, com apoio russo, poderia anexar grandes porções da Bósnia povoada por servios étnicos. O apoio turco poderia ajudar a Albânia a realizar uma manobra similar, não só no Kosovo muito albanês, mas também na Macedônia, onde grande parte da grande minoria albanesa gostaria de se reunir com a pátria."

Isto é improvável, afirma Walter para WSJ e acrescenta que uma vez que alguns dos territórios reivindicados pelos partidários da Albânia são na Sérvia, seria difícil para os dois países concordarem com um novo mapa. Mas não é um resultado impossível, mesmo que a ideia mais provável inspirasse um vilão de James Bond do que um ministro das Relações Exteriores. E um número cada vez maior de vilões que gostariam de ser Bond parece estar surgindo na política mundial de hoje em dia.

Existe uma grave realidade subjacente às preocupações do alemão, avalia o autor. Os Balcãs estão se desenrolando, e o Ocidente agora deve se preocupar com mais do que a intromissão russa. A Turquia e a Rússia foram reunidas por sua oposição à Alemanha e à União Européia. Os russos não apenas odeiam a OTAN; Eles vêem a UE como uma barreira contra o papel histórico de grande potência da Rússia nos assuntos europeus, complementa. 

A Turquia também se voltou contra a UE e está buscando uma alavancagem contra a Alemanha e seus colegas, observa. Para a Rússia e a Turquia, a capacidade de causar problemas na Europa nos Balcãs com relativamente pouco risco e custo é muito boa para deixar passar, destaca.

A perspectiva de adesão à UE para países como a Sérvia, a Macedônia, o Montenegro, o Kosovo e a Bósnia tem feito mais do que qualquer coisa para manter a frágil paz nos Balcãs Ocidentais. Todo país dos Balcãs preferiria ser parte da UE do que ser aliado da Rússia ou da Turquia, conclui.

*O Sr. Mead é um colega no Instituto Hudson, professor de assuntos estrangeiros no Bard College e editor da American Interest.

> > The Wall Street Journal