ASSINE
search button

Erdogan condena 'uso excessivo da força' de Israel contra palestinos

Compartilhar

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse neste sábado criticou o que chamou de “uso excessivo da força” pelas forças de segurança de Israel nos confrontos em Jerusalém que deixaram três palestinos mortos.

“Condeno a insistência de Israel em manter a sua posição apesar de todos os avisos… e o excessivo uso da força pelas forças israelenses contra nossos irmãos que estiveram reunidos para as preces de sexta-feira”, disse Erdogan, em comunicado.

O confrontos na localidade sagrada de Haram al-Sharif – conhecido pelos judeus como Templo Mount – na sexta-feira deixaram três palestinos mortos, enquanto três israelenses foram esfaqueados até a morte por um palestino de 19 anos que depois foi morto a tiros por um vizinho.

As tensões aumentaram após Israel ter instalado detectores de metais nos arredores de Haram al-Sharif, após a morte de dois policiais israelenses. O presidente turco criticou a medida e pediu o apoio da comunidade internacional contra a medida de Tel-Aviv.

Turquia e Israel colocaram fim em 2016 a uma crise desencadeada em 2010, quando um ataque mortal de Israel a um navio com fuga de Gaza que deixou 10 ativistas turcos mortos.

Mas Erdogan, que se considera um defensor da causa palestina, ainda é crítico da política israelense e seus comentários foram os mais duros em Israel desde o acordo de reconciliação.

> > Sputnik