ASSINE
search button

Manchester canta Oasis em resposta ao terrorismo

"Don't look back in anger" virou símbolo da reação da cidade

Compartilhar

"Don't look back in anger", ou "não olhe para trás com raiva". O refrão de uma das músicas mais famosas da ex-banda britânica Oasis virou a principal resposta dos habitantes de Manchester ao atentado que matou 22 pessoas em um show de Ariana Grande na última segunda-feira (22).

Um dia depois do ataque, na terça passada (23), estudantes da escola de música de Chetham, vizinha à Manchester Arena, ficaram bloqueados dentro do perímetro de segurança estabelecido pela Polícia.

Durante a tarde, enquanto aguardavam a liberação das forças de segurança, os jovens se reuniram no pátio e começaram a cantar "Don't look back in anger", um dos maiores hinos do rock dos anos 1990. A música, que não tem um significado preciso, foi composta pelo ex-guitarrista do Oasis Noel Gallagher e uma das primeiras às quais ele também emprestou sua voz.

Nesta quinta-feira (25), moradores de Manchester se reuniram na St. Ann's Square para celebrar um minuto de silêncio em memória dos mortos no atentado. Após a homenagem, uma mulher começou a entoar a música sozinha, mas logo foi acompanhada pela multidão.

"'Don't look back in anger' explica tudo. Não podemos ficar olhando para trás, temos de olhar para o futuro, isso é o que Manchester faz", disse Lydia Bernsmeier-Rullow, a mancuniana responsável pela homenagem, ao site do jornal "Daily Mirror".

Os irmãos Liam e Noel Gallagher, fundadores do Oasis, nasceram e cresceram em um bairro operário de Manchester e mantêm fortes ligações com a cidade. "Totalmente em choque e absolutamente devastado com o que está acontecendo em Manchester. Mando amor e luz para todas as famílias envolvidas", escreveu Liam em seu Twitter após o atentado.

Já seu irmão mais velho postou na rede social o vídeo da homenagem na St. Ann's Square e um coração dedicado aos mancunianos, como são chamados os habitantes da cidade.