ASSINE
search button

Carro da OSCE explode perto da linha da frente em Donbass

Compartilhar

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na sequência da explosão de um carro pertencente à missão de monitoramento especial (SMM) da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) perto da linha de frente em Donbass, comunicou à Sputnik a assessoria de imprensa da da Polícia da autoproclamada República Popular de Lugansk.

"Hoje, em 23 de abril de 2017, quando duas tripulações da SMM da OSCE faziam o percurso Slavyanoserbsk-Sokolniki, perto do povoado de Prishyb se deu uma explosão de um dos carros dos observadores, em resultado da qual um representante da missão morreu e outro ficou ferido", comunicou a assessoria de imprensa.

Segundo comunicou recentemente o canal RT, o observador morto em resultado do incidente era cidadão dos Estados Unidos.

A Polícia Popular de Lugansk especificou que o carro explodiu após passar por uma mina antitanque e frisou que as autoridades da república autoproclamada tinham notificado os observadores sobre prováveis provocações por parte das Forças Armadas da Ucrânia e ações de grupos de diversão e inteligência perto da linha da frente.

"Em janeiro de 2017, perto do povoado de Dolgoe, na região de Slavyanoserbsk, uma tripulação do Centro Conjunto de Controle e Coordenação já fora atingida por tiros de um grupo de diversão e inteligência das Forças Armadas da Ucrânia, mas daquela vez, felizmente, não houve vítimas", adiantou o serviço.

A missão da OSCE, por sua vez, confirmou a informação sobre o incidente, sendo que os dados sobre as vítimas ainda estão sendo especificados.

O presidente da OSCE, o chanceler austríaco Sebastian Kurz, expressou suas condolências à família do observador morto.

?"Acabei de falar com o chefe da SMM, o embaixador [Ertugrul] Apakan: é preciso uma investigação escrupulosa. Os culpados serão chamados à responsabilidade", disse Kurz na sua conta do Twitter.

>> Sputnik