ASSINE
search button

Vaticano divulga programação de Francisco para a Semana Santa

Período do dia 9 a 16 de abril será marcado por celebrações

Compartilhar

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (28) a programação do papa Francisco para os ritos da Semana Santa, que acontecem entre 9 e 16 de abril.    

Esse período será marcado por diversas celebrações realizadas pelo Pontífice. No dia 9 de abril, domingo de Ramos, os católicos comemoram a entrada de Jesus em Jerusalém aclamado por uma multidão acenando ramos de oliveiras e de palmeiras. A partir das 10 horas locais, Francisco irá celebrar uma missa com a procissão dos ramos na praça São Pedro. Na ocasião, também será lido um texto na íntegra sobre a Paixão de Cristo. O dia ainda é marcado pela celabração do "Dia Mundial da Juventude" em todas as dioceses do mundo.    

Já no dia 13 de abril, uma quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado "Tríduo Pascal", conjunto de três dias celebrados no cristianismo composto pela quinta e sexta-feira santa e pela Vigília Pascal, véspera do domingo de Páscoa.   

Às 9h30 locais, na Basílica de São Pedro, Jorge Mario Bergoglio vai celebrar a missa crismal, na qual são abençoados os santos óleos utilizados nos ritos de todo o ano litúrgico. Na parte da tarde, o papa conduzirá o rito do lava-pés. No entanto, o lugar e o tempo da celebração não foram divulgados.    

Na sexta-feira santa, dia 14, às 17 horas locais, Francisco assiste a celebração da Paixão de Cristo, na Basílica de São Pedro. A partir das 21h15, acontecerá a "Via Crucis" no Coliseu.    No sábado, dia 15, o Pontífice vai abençoar, às 20h30, na Basílica de São Pedro, o fogo no átrio e em seguida se reunirá com cardeais, bispos e sacerdotes.    

Dia 16 de abril, domingo de Páscoa, o líder da Igreja Católica celebrará a missa de Páscoa a partir das 10 horas locais, na Praça de São Pedro, quando irá fazer sua bênção "Urbi et Orbi" ("À cidade de Roma e ao mundo").