ASSINE
search button

União Europeia: 60 anos do Tratado de Roma são celebrados com forte esquema de segurança

Compartilhar

Os líderes dos 27 países-membro da União Europeia (UE) começaram a chegar nesta sexta-feira (24) a Roma e encontram a capital da Itália cheia de ruas fechadas e com trânsito aéreo proibido. Neste sábado (25), serão comemorados os 60 anos do Tratado de Roma, que deu origem à integração do continente.

Mais de 3 mil profissionais, entre policiais e militares do Exército e francoatiradores (a Arma Carabineira), estão nas ruas da cidade, segundo a Agência Télam. Todas as ruas até 300 metros de distância da basílica de São Pedro, sede do Vaticano, foram fechadas na manhã desta sexta-feira, por uma ameaça de bomba, que já foi descartada.

O encontro de líderes da UE terá também uma visita de todos eles ao papa Francisco, prevista para as 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira.

Ações preventivas

As medidas de segurança para as próximas 48 horas, segundo o ministro do Interior italiano Marco Minniti, incluem a proibição à circulação de caminhões e outros veículos pesados pelo centro de Roma, para evitar ataques como o que aconteceu em Nice em julho do ano passado.

Como prevenção, foram feitos diversos diques de cimento que dificultam a circulação por avenidas. "A proteção das autoridades, a tranquilidade dos cidadãos e a manifestação pacífica dos dissidentes" são as metas do ministério do Interior com as ações de segurança.

Em algumas áreas do centro histórico, até o trânsito de pedestres foi proibido, para permitir que os francoatiradores acompanhem os chefes de Estado pelas vielas que rodeiam o local da comemoração.

Cerimônia e protestos

Os líderes europeus começarão a chegar ao Capitólio, sede da prefeitura onde os tratados foram assinados há 60 anos, às 9h locais (5h no horário de Brasília). Às 11h20 locais, será assinada a Declaração de Roma, uma "refundação" do bloco regional.

Seis manifestações estão marcadas para iniciar às 10h locais (6h em Brasília) e pretendem reunir 20 mil pessoas, com diversos vieses políticos: a primeira concentração será do grupo direitista "Irmãos da Itália" e a última, prevista para terminar às 18h, será a convocada pelo Partido Comunista. A manifestação que tem maior repercussão por enquanto é a do movimento anti-UE Eurostop (em português, Parem a Europa".

Como parte da maior mobilização de segurança desde a morte do papa João Paulo II, em 2005, o Coliseu está fechado desta sexta-feira até domingo de manhã. Neste sábado (25), três estações do metrô no centro da cidade deixarão de funcionar.

Esta será a primeira cúpula da União Europeia sem a presença do Reino Unido, que na próxima quarta-feira (29) deixa oficialmente o bloco, saída conhecida como Brexit.

>> Sobe número de mortos em atentado perto do Parlamento Britânico