ASSINE
search button

Universidade de Cambridge é eleita melhor do mundo

Politécnico de Milão, Bocconi e Sapienza são melhores da Itália

Compartilhar

A Universidade de Cambridge, no Reino Unido foi escolhida como a melhor instituição de ensino superior do mundo. É o que indica a sétima edição da QS World University Rankings, pesquisa que avalia a excelência de universidades de 60 países do mundo por 46 matérias que são ensinadas em seus cursos. A instituição está no top 10 em 36 das matérias analisadas no ranking.

O Reino Unido também tem destaque na lista com a Universidade de Oxford, com 33 menções nas primeiras colocações, e com a London School of Economics, que aparece outras 13 vezes na lista. Já os Estados Unidos também é um país com algumas das melhores instituições do planeta, com as universidades de Berkeley (34 presenças), Stanford (32), MIT (21), UCLA-University of California (14), Yale (12) e Princeton (10).

Na Itália, como nos últimos anos, o Politécnico de Milão é a universidade que aparece melhor na classificação no maior número de matérias. Em "Arte e Design", por exemplo, o carro chefe, a faculdade aparece em sétimo lugar na lista global, tendo melhorado três posições desde 2016.

Além disso, a escola de Milão também aparece bem em "Arquitetura" e "Engenharia Civil", ambas no 14º lugar do ranking. Já "Engenharia Mecânica" caiu do 18º para o 29º, "Ciência da Computação" e "Sistemas da Informação" ficaram em 49º e "Engenharia Eletrônica", com a 50ª. Até a 100ª colocação, também aparecem os cursos de "Engenharia Química", "Matemática" e "Ciência dos Materiais".

Outra instituição italiana que também conseguiu ótimos resultados na pesquisa foi a Universidade Comercial Luigi Bocconi, na cidade de Bolonha, que está em 17º em "Ciências Sociais e Management", por exemplo. A escola também está em 11º lugar em "Business and Management", em 16º em "Economia e Econometria" e em 33º em "Finanças".

E a Universidade de Roma La Sapienza, uma das mais concorridas da Itália e da Europa, também aparece entre as melhores em várias áreas, como Arqueologia (14ª posição) e "Física e Astronomia" (44ª). Entre a 50ª e a 100ª colocação, a instituição também aparece nas categorias de "Ciências Naturais", "Antropologia", "História", "Matemática", "Línguas Modernas" e "Farmácia".

Outras instituições do país que fizeram bonito na classificação foram o Conservatório de Roma Santa Cecília, a Universidade de Bolonha, o Politécnico de Turim e a Universidade dos Estudos de Roma.