ASSINE
search button

'The Guardian': Forças iraquianas retomam aeroporto de Mossul 

Estado Islâmico assumiu o controle da região em 2014

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (23) pelo The Guardian conta que as forças iraquianas entraram nesta manhã no aeroporto de Mossul pela primeira vez desde que o grupo extremista Estado Islâmico (EI) assumiu o controle da região, em 2014. Apoiados por aviões e drones, os militares iraquianos entraram no perímetro da base aérea e encontraram pouca resistência, mas rastrearam a área para verificar a presença de carros-bomba pilotados por kamikazes. 

Segundo a reportagem a zona leste da cidade foi liberada no final de janeiro e retomada do EI três meses depois da grande ofensiva militar iniciada em 17 de outubro, para reconquistar completamente a cidade. A coalizão internacional, sob comando americano, apoia as forças iraquianas com bombardeios aéreos. Nesta quinta-feira, veículos blindados americanos seguiam para o aeroporto ao lado das forças iraquianas.

> > The Guardian Iraqi forces storm Mosul airport in effort to seize city from Isis

Guardian afirma que o esquadrão antibombas começou a desativar os artefatos explosivos deixados pelos extremistas. Quase 2 mil combatentes permanecem entrincheirados na zona oeste de Mossul. O número era avaliado em entre 5 mil e 7 mil homens antes do início da ofensiva contra a cidade, em 17 de outubro passado. Desde domingo, as forças iraquianas reconquistaram um importante posto de controle na estrada que liga Bagdá e Mossul pelo sul, assim como Al-Buseif.