ASSINE
search button

Antonio Tajani é eleito presidente do Parlamento Europeu

Tajani derrotou o compatriota Gianni Pittella na disputa

Compartilhar

O eurodeputado italiano Antonio Tajani, do Partido Popular Europeu (PPE), foi eleito para ser presidente do Parlamento Europeu nesta terça-feira (17).

Depois da eleição, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, celebrou a vitória de Antonio Tajani, do grupo Partido Popular Europeu (PPE), para a Presidência do Parlamento Europeu.    

"A eleição de Antonio Tajani como presidente do Europarlamento é uma ótima notícia para a Itália, para os populares europeus e também para os italianos. Fará um ótimo trabalho", escreveu o chanceler em sua conta no Twitter nesta terça-feira (17).    

Já o partido Força Itália, do ex-premier Silvio Berlusconi, ao qual Tajani é filiado, também usou as redes sociais para se manifestar sobre a eleição. "Felizes pelo nosso Antonio Tajani, que é o novo presidente do Parlamento Europeu", postou a sigla com uma foto lembrando que o italiano é um dos cofundadores do partido.    

Berlusconi também se manifestou e disse que a eleição de seu aliado "me enche de alegria e de orgulho como italiano e como presidente do Força Itália".   

"Com Antonio, estou ligado por amizade e afeto desde 1994, quando foi comigo um dos cinco cofundadores do Força Itália.    

Desde então, seu compromisso político sempre foi intenso, linear, coerente e os eleitores o confirmaram por quatro vezes no Parlamento Europeu", disse o ex-primeiro-ministro lembrando das quatro rodadas de votação.    

Para Berlusconi, o novo líder da Casa "desenvolverá sua alta função com empenho e equilíbrio, para reforçar o papel da Instituição europeia, já que o Parlamento é a mais direta expressão da Europa dos povos e de seus cidadãos, o símbolo do pertencimento a uma história e a uma civilização comum".