ASSINE
search button

Entra em vigor na França o 'direito de se desconectar'

Em certos horários,empregados poderão ignorar emails de trabalho

Compartilhar

Basta ter um smartphone, um laptop ou tablet para estar sempre conectado e poder receber assim emails e mensagens de trabalho a qualquer instante. Para que a internet não atrapalhe o descanso do trabalhador, entrou em vigor na França no primeiro dia do ano uma nova lei trabalhista que permite que os assalariados possam usufruir da internet tendo o "direito de se desconectar" do seu emprego.

    A lei faz parte de uma reforma aprovada em julho do ano passado e que gerou polêmicas no país por introduzir na legislação trabalhista uma maior flexibilidade para o trabalho tercerizado nas companhias.

    A norma prevê que todas as empresas com mais de 50 funcionários deverão negociar com os sindicatos uma carta de boa conduta para definir os horários nos quais os empregados poderão ignorar as mensagens enviadas pelos chefes, ou seja, um período de tempo no qual os funcionários têm o "direito de se desconectar" fora da jornada de trabalho, geralmente durante a noite ou nos fins de semana. Conhecida como "lei El Khomri", batizada com o sobrenome da ministra do Trabalho do país, Maryam El Khomri, que a promoveu, a regra foi criada por que, de acordo com estudos, se as tecnologias da informação e da comunicação forem "mal controladas, podem ter um impacto na saúde dos trabalhadores" e até nos seus relacionamentos. (ANSA)