ASSINE
search button

Suspensão da Venezuela do Mercosul é recurso extremo e inadequado, diz Dilma

Compartilhar

A ex-presidente Dilma Rousseff criticou neste sábado (3) a suspensão da Venezuela do Mercosul. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (2) pelos governos do Brasil, Argentina e Paraguai, que compõem o bloco comum, e está relacionada ao vencimento do último prazo acordado em setembro para que Caracas cumprisse suas obrigações de adesão ao Mercosul.

Segundo Dilma, a suspensão "é um ato e precedente perigoso e irresponsável pois compromete a convivência entre as nações da América do Sul". A ex-presidente disse, ainda, que países democráticos não desrespeitam "a soberania de um país-irmão". "Só faz política externa com porrete e ameaças um país imperial", afirmou.

"A justificativa para a retaliação é inconsequente porque dos 41 acordos dos quais é exigida a adesão da Venezuela, o próprio Brasil não ratificou pelo menos cinco deles. Outros países do Mercosul também não adotaram algumas dessas normativas. A suspensão é um recurso extremo e inadequado. No entanto, não se pode esperar muito do governo ilegítimo que usurpou o meu mandato por meio de um golpe parlamentar travestido de impeachment. A medida mostra a pequenez do governo do Brasil diante das exigências da América Latina", argumentou Dilma, em nota à imprensa.

>> Serra confirma suspensão da Venezuela do Mercosul

>> Venezuela denuncia 'golpe de Estado' no Mercosul

>> Lula e Dilma vão a Cuba para homenagens a Fidel