ASSINE
search button

Em audiência, Papa cobra novos modelos econômicos

400 empresários se reuniram com Francisco no Vaticano

Compartilhar

O papa Francisco alertou empresários neste sábado (3) sobre a urgência de se "criar novos modelos econômicos, mais inclusivos e justos", durante encontro promovido pela revista "Time" em Roma.    

Na audiência, Jorge Bergoglio disse que a "renovação, a purificação e o fortalecimento" de modelos econômicos sólidos dependem da "conversão pessoal e generosidade" de cada um em relação às pessoas mais necessitadas.    

O líder da Igreja Católica recebeu cerca de 400 empresários na reunião, que teve como tema "O Desafio do Século 21: Criar um novo Pacto Social", Francisco afirmou que esse assunto "é muito oportuno" porque "ninguém está excluído da participação na sociedade".    

Além disso, ressaltou que o "nosso mundo de hoje é marcado por grandes preocupações". "A desigualdade entre os povos continua a crescer, e muitas comunidades são atingidas diretamente pela guerra e pobreza e são forçadas a se deslocarem", disse.    

O Papa exigiu novamente que a dignidade de uma pessoa seja colocada no centro das instituições e dos modelos econômicos, além de uma atenção especial aos pobres e refugiados. "Quando ignoramos os gritos de tantos irmãos e irmãs em todo o mundo, não lhes negamos apenas os seus direitos e valores dados por Deus, mas também rejeitamos sua sabedoria e os impedimos de oferecer talentos, tradições e cultura", completou.