ASSINE
search button

Presidente cubano envia mensagem parabenizando Donald Trump

Telegrama foi enviado no fim desta quarta-feira

Compartilhar

O presidente de Cuba, Raúl Castro, enviou uma mensagem ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizando-o pela eleição, informou a Chancelaria da ilha na noite desta quarta-feira (9).    

"O presidente dos Conselhos de Estado e dos Ministros da República de Cuba, Raúl Castro Ruz, enviou uma mensagem de felicitação ao sr. Donald J. Trump por sua eleição como presidente dos Estados Unidos da América", informou o breve comunicado.    

Essa foi a primeira declaração oficial do governo cubano sobre as eleições. Durante a campanha eleitoral, o republicano havia dito que iria revisar os acordos assinados pelo presidente Barack Obama com o líder da ilha caribenha, sem entrar em muitos detalhes sobre o tema.    

O desgelo diplomático entre os dois países, após mais de 60 anos, foi iniciado no fim de 2014 e, desde então, há uma abertura gradativa nas conversas entre as nações. No entanto, o embargo econômico a Cuba ainda permanece, já que ele só pode ser derrubado pelo Congresso dos EUA. Como tem maioria republicana, os parlamentares sequer deixaram o projeto de Obama ser debatido na Casa.    

Ainda ontem, já após a confirmação de Trump como sucessor de Obama, o governo cubano anunciou que fará uma semana de exercícios militares em toda a ilha para "enfrentar o inimigo".    

Mesmo sem citar os norte-americanos, o momento do anúncio foi entendido como um recado claro aos republicanos.