ASSINE
search button

Barracos são incendiados durante evacuação em Calais

Segundo prefeita, isso faz parte da "tradição dos imigrantes"

Compartilhar

Diversos incêndios foram registrados na madrugada e no fim da manhã desta quarta-feira (26) no acampamento de imigrantes de Calais, no norte da França, que está sendo desmantelado pela polícia.

O fogo causou a explosão de pelo menos dois cilindros de gás e deixou um cidadão sírio levemente ferido. As emissoras do país falam em mais de 30 tentativas de incêndio, após os primeiros dois dias de evacuação terem transcorrido em clima de tranquilidade.

A prefeita do departamento de Pas-de-Calais, Fabienne Buccio, disse que "ir embora e queimar o acampamento" faz parte da "tradição dos imigrantes". "Explicamos várias vezes que isso não deve ser feito", acrescentou.

Na última segunda-feira (24), quando começou o desmantelamento, havia cerca de 8 mil pessoas na chamada "selva" de Calais, e hoje restam aproximadamente mil. O acampamento foi formado espontaneamente por imigrantes que viajavam à cidade para cruzar o Canal da Mancha rumo ao Reino Unido.

No entanto, seus habitantes viviam sem nenhum tipo de assistência oficial, criando um constrangimento para a França no cenário internacional. A operação de evacuação foi determinada pelo presidente François Hollande, que espera recuperar um pouco de sua popularidade para tentar a reeleição no ano que vem.

Os imigrantes estão sendo transferidos para centenas de centros de acolhimento espalhados por todo o país, onde aguardarão a definição de seu destino final.