ASSINE
search button

'Deutsche Welle': Grupos extremistas de direita emergem na Alemanha

País conta com cerca de 30 entidades neonazistas, antissemitas e xenófobas

Compartilhar

Matéria publicada nesta sexta-feira (21) pelo jornal Deutsche Welle conta que a morte violenta de um policial na Baviera trouxe a público, da noite para o dia, o até então relativamente desconhecido movimento de extrema direita dos Reichsbürger (tradução livre "Cidadãos do Império Alemão").

Segundo a reportagem nem mesmo o Departamento de Proteção à Constituição, o serviço de inteligência interna da Alemanha, considerava estes grupos perigosos. Eles não reconhecem o atual Estado alemão, chamam a chanceler Angela Merkel de "maçom judia" e evocam, saudosos, as fronteiras alemãs de 1937.

> > Deutsche Welle Der braune Sumpf in Deutschland

O Deutsche Welle diz em seu texto que cerca de 30 clubes, associações, fraternidades, grupos e partidos organizados cultivam o mesmo tipo de ideologia antissemita, ultradireitista e xenófoba. No último relatório anual do BfV, o número de membros dessas organizações foi avaliado em 22.600, incluindo cerca de 8 mil integrantes potencialmente violentos. Após anos de declínio, desde 2014 esses grupos tendem novamente a crescer.