ASSINE
search button

Drone bate na Basílica de San Marco, em Veneza

Avião caiu na área mais cheia da cidade, mas não feriu ninguém

Compartilhar

Um drone controlado por um turista libanês se chocou nesta quarta-feira (12) contra o campanário da Basílica de San Marco, situada no centro histórico de Veneza, e caiu no chão da praça homônima, mas sem ferir ninguém.

Apreendido pela polícia, o equipamento tem cerca de 50 centímetros, e seu dono não possuía autorização para operá-lo na capital do Vêneto. O libanês, que reside em Londres, foi interrogado por algumas horas e denunciado por violação do código de navegação. Além disso, recebeu multa de mil euros.

Segundo o turista, seu objetivo era apenas fotografar a praça San Marco do alto, mas, ao fazer o drone sobrevoar a região, acabou entrando no espaço aéreo de um helicóptero. O deslocamento de ar provocado pelas pás da aeronave levou o libanês a perder o controle de seu aparelho.

"Não é possível que um drone seja usado como se fosse um brinquedo em uma área como a Lagoa de Veneza. Há regras, e elas devem ser respeitadas", disse Marco Agostini, comandante da polícia local.

Já é a segunda vez neste ano que um drone cai na zona mais movimentada de Veneza, cidade que vive um momento de tensão e recorrentes protestos de moradores contra o turismo desenfreado e a falta de educação dos viajantes.