ASSINE
search button

Intervenção russa na Síria completa um ano

Em março, Putin anunciou "retirada parcial" das tropas da Síria

Compartilhar

 Lançada há um ano como parte da "guerra ao terrorismo" contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), a intervenção militar da Rússia na Síria tem mostrado o seu objetivo: reforçar a presença russa no Mediterrâneo oriental, favorecendo o presidente sírio, Bashar al-Assad, também apoiado pelo Irã.

De acordo com Fabrice Balanche, estudioso das dinâmicas sírias e pesquisador do Instituto de Estudos sobre a Civilização do Egeu e do Oriente Próximo, de Washington, a Rússia sabe que para alcançar o seu objetivo "deve primeiro garantir uma vitória militar no terreno".   

Grande parte dessa teoria inclui derrotar toda a resistência em Aleppo, a parte da cidade que é controlada por rebeldes da oposição, apoiada de forma descontínua por países árabes do Golfo.   

A campanha russa de Aleppo para muitos observadores relembra a guerra de Grozny, na Chechênia, em 1999. "Aleppo como Grozny", foi a manchete do diário francês libanês "L'Orient-Le Jour" há poucos dias.

"A abordagem à guerra chechena na Síria chegou a radicalizar militantes da oposição e encorajou o Estado Islâmico e o grupo qaidisti", escreveu Abderrahman Rashed, colunista, sobre o jornal pan-árabe Asharq Awsat.   

Em um ano, a campanha da Rússia na Síria também somou mais vítimas do que as causados pelo EI em três.De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (Ondus), entre 30 de setembro de 2015 a 20 de agosto de 2016 foram mortos cerca de 8.139 mil pessoas, inclusive 3.089 civis por invasão russa.   

Entre eles, há 746 menores de idade, entre crianças e adolescentes, e 514 mulheres. Segundo a mesma fonte, de 9 de abril de 2013 a julho do ano passado, foram mortos 2.686 civis, incluindo 368 crianças e 323 mulheres.   

Em março deste ano, o presidente Vladimir Putin anunciou uma "retirada parcial" das tropas russas da Síria.

A campanha marcou sucessos no terreno para fins militares em Moscou. Além de cercar a região leste de Aleppo, soldados russos têm contribuído decisivamente para conquistar Palmira, cidade localizada ao centro da Síria, famoso sítio romano danificado pelos tanques do regime e por explosões causadas pelo Isis.   

Ao mesmo tempo, Moscou foi acusado por organizações humanitárias internacionais como a Human Rights Watch (HRW) e a Anistia Internacional por lançar bombas em hospitais e instalações médicas, mesmo em áreas distantes das dominadas pelos jihadistas.   

Os meios de comunicação russos e sírios governamentais citam nos relatórios da Anistia e HRW uma denúncia das violações dos inimigos de Moscou e Damasco.