ASSINE
search button

ASEAN não chega a acordo sobre mar do Sul da China

Compartilhar

A reunião teve lugar depois de o tribunal de Haia ter determinado que a China não tem fundamentos para reclamar os territórios em disputa no mar do Sul da China. Pequim já respondeu que não reconhece a decisão.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), durante a recente reunião na capital vietnamita, não foram capazes de alcançar uma posição concertada sobre a disputa territorial no mar do Sul da China, principalmente por causa das divisões entre as Filipinas, Vietnã e Camboja, informou a agência de notícias Kyodo.

De acordo com a agência Kyodo, a organização não conseguiu chegar a uma posição comum depois de horas de negociações. Altos funcionários das Filipinas, Vietnã e Camboja, que têm laços estreitos com a China, não foram capazes de diminuir as diferenças sobre um parágrafo do texto relativo à questão do mar do Sul da China.

As ilhas em disputa, incluindo as Ilhas Paracel e as Ilhas Spratly, ficam no mar do Sul da China. As reivindicações territoriais de Pequim relativamente às Ilhas Spratly, supostamente ricas em reservas de petróleo e gás, contradizem as das Filipinas, Taiwan, Malásia, Brunei e Vietnã.