ASSINE
search button

Polícia argentina faz buscas em imóveis de Cristina Kirchner

Ex-presidente está envolvida em um processo sobre propinas

Compartilhar

A ex-presidente argentina Cristina Kirchner enfrenta um momento delicado e uma ameaça judicial. Dezenas de propriedades suas na Patagônia foram alvos de uma mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira (30) ordenado pelo juiz federal de Buenos Aires, Claudio Bonadio. 

A medida faz parte de uma investigação sobre a empresa imobiliária Los Sauces, fundada pelo ex-presidente e ex-marido de Cristina, Néstor Kirchner, que teria assinado contratos de aluguel fictícios com o empreendedor do ramo de construção civil Lazaro Baez para mascarar obras públicas sem licitação e pagamentos de propinas.

As buscas foram feitas nas propriedades de Rio Gallegos, El Calafate e El Chalten, além de outras cidades da Patagônia, e provocaram uma forte reação de Cristina, que, em uma série de tweets, atacou o atual presidente, Mauricio Macri, os juízes argentinos e alguns jornais. Em uma das mensagens, Cristina disse ser "uma perseguida política". Baez está preso desde o início de abril, sob ordem do juiz Sebastian Casanello, por lavagem de dinheiro. A detenção foi confirmada nesta quinta-feira pela Câmara Federal de Buenos Aires, que também pediu que Casanello investigue investigue Cristina Kirchner e funcionários de seu governo devido aos "estreitos vínculos" com o empresário. 

Caso seja processada, Cristina pode responder pelo crise de negociações incompatíveis com a função pública. Esta foi a segunda vez que Cristina foi alvo de uma operação de busca e apreensão em dois mes. Além deste caso, a ex-mandatária responde por um processo pela venda de dólares no mercado futuro a valores abaixo dos de mercado, em operações realizadas no fim de 2015 pelo Banco Central, quando ela ainda ocupava a Casa Rosada. A manobra causou um prejuízo de 77 bilhões de pesos (cerca de R$ 16, 5 bilhões). Cristina foi presidente da Argentina entre os anos 2007 e 2015, sucedendo seu marido no poder.