ASSINE
search button

"La Nación": golpe que atrasa a retomada argentina

Compartilhar

O noticiário La Nación, de Buenos Aires, publicou matéria acerca dos impactos econômicos do Brexit na frágil economia Argentina.

A saída da Grã-Bretanha da União Europeia (UE), votada na quinta-feira (23), vai atrasar a recuperação da economia argentina por conta da baixa do preço das matérias primas e o encarecimento do custo de financiamento para o governo e empresas, de acordo com analistas.

Ricardo Arriazu afirmou que os efeitos desta decisão britânica são múltiplos em termos econômicos porque "baixam as matérias primas, mas menos que subíam e, ademais, os argentinos se assustam, mas se o país se vê como um lugar atrativo para os investimentos, alguns fundos de investimento que fogem podem vir para cá". De todo modos, clareou, "se vem o protecionismo e o mundo cresce menos, as exportações baixam". “Cada vez que aumenta a percepção de risco, as pessoas vendem os ativos de risco e compra os mais seguros. Temos que recordar que para a Grã-Bretanha sair da União Europeia, tem um período de dois anos de transição. O problema de verdade é o nacionalismo e a xenofobia".

O ex vice-ministro de economia Daniel Marx disse que "certamente haverá uma fuga para a qualidade em todos os países emergentes e um governo que tenta buscar financiamento, o que limita as possibilidades, nomeadamente do sector privado e da compra de bens públicos do exterior."

Sobre a taxa de câmbio, ele advertiu, "aumentará a pressão".