ASSINE
search button

Papa parabeniza Colômbia e Farc por cessar-fogo

Francisco disse estar 'muito feliz' com notícia

Compartilhar

O papa Francisco disse estar "muito feliz" pela notícia do cessar-fogo bilateral entre o governo de Bogotá e o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), assinado na última quinta-feira, dia 23.

    Em declaração realizada no avião papal, enquanto seguia viagem para a Armênia, Francisco disse a jornalistas estar feliz "com esta notícia que recebi ontem, depois de mais de 50 anos de guerra, de guerrilha, e de tanto sangue derramado".

    "Espero que os países que estão trabalhando pela paz protejam este resultado de um jeito que nunca possa ser desfeito, que não exista um regresso à guerra", acrescentou.

    O líder católico teve um papel significativo no acordo de paz, que deve ser assinado até 20 de julho após anos de negociações. No ano passado, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, viajou ao Vaticano e confirmou que conversara com o Papa sobre os diálogos. Na época, o líder também expressou seu desejo de Francisco entrar nas conversas para dar um "respaldo" ao acordo.

    (ANSA)