ASSINE
search button

Britânicos pedem cidadania italiana após saída do Reino Unido da União Europeia

Compartilhar

Após a maioria dos britânicos terem decidido deixar a União Europeia, o chamado "Brexit", o Consulado da Itália em Londres recebeu um significativo número de pedidos de cidadania italiana. Ao todo, nesta sexta-feira (24), foram 31 novas solicitações.    

"Por causa da horrível decisão tomada pelo meu país de deixar a União Europeia, eu estou solicitando minha cidadania italiana", diz um dos documentos apresentados hoje. Segundo informações da entidade, a solicitação era de uma pessoa filha de mãe italiana.    

Além do Consulado em Londres, a representação que fica em Edimburgo, capital da Escócia, recebeu quatro pedidos de cidadania apenas nesta sexta. Por outro lado, em nota oficial, o Consulado lembrou as palavras do primeiro-ministro David Cameron de que "a situação dos países-membros da União Europeia no Reino Unido não muda de imediato, ao menos pelos próximos dois anos".    

Já o ministro italiano das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni, informou que o governo de Roma "vigiará o respeito aos direitos adquiridos pelos cidadãos italianos tanto imediatamente como nas futuras negociações".