ASSINE
search button

"BBC": Trump diz que Brexit é "um bom negócio" para o mundo

Compartilhar

O discurso do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, não deixa dúvidas sobre sua vocação xenófoba.

O resultado da votação também leva a reflexões. Em Londres, onde está a elite e a monarquia inglesas, a maioria (59,9%) optou pela permanência do Reino Unido na UE. Parece que lá, o espírito da diferença não faz com que eles rejeitem os estrangeiros de alto poder aquisitivo.

Por sua vez, no interior do Reino Unido, a maioria votou pela saída da União Europeia. A pobreza vinha sendo preterida por cidadãos de outros países.

Veja reportagem da BBC que relata o apoio de Trump à saída da União Europeia: "Brexit é um grande negócio."

O pré-candidato da presidencia dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que é “algo muito bom” que as pessoas do Reino Unido tenham “conquistado de volta seu país”, ao votar em sair da União Europeia. Seus comentários foram feitos na Parte superior do formulário

Seus comeTrump Turnberry, seu resort de Golf, que estava re-inaugurando após reformas.

Mr Trump adicionou seu nome ao Ayrshire hotel e campo de golf, após comprar o espaço em 2014.

O comediante Simon Brodkin interrompeu a conferência de Trump ao tacar bolas de golfe com swastikas desenhadas na direção do pré-candidato.

O suposto candidato Republicano foi pauta de um pequeno protesto por pessoas que acusavam ele de racismo e intolerância.

Dezenas de pessoas, com placas dizendo “Não ao racismo” se reuniram na porta do resort antes da chegada de Trump.

Ele foi questionado sobre o resultado do referendo envolvendo a União Europeia e o Reino Unido, no qual 52% das pessoas votaram a favor de sair e 48% contra.

'As pessoas estão bravas’

O bilionário americano disse: "Acho que é algo bom. Uma incrível votação, histórico.”

"Pessoas estão bravas em todo o mundo. Estão bravas por conta das fronteiras, estão bravas porque há pessoas entrando no seu país e tomando controle, sem ninguém saber quem eles são.”

“Eles estão bravas por muitos, muitos motivos nos Estados Unidos, no Reino Unido e em muitos outros lugares. Essa não vai ser a última vez.”

Trump disse que as fronteiras do Reino Unido vão “se curar” pois “é um ótimo lugar” e adicionou: “eu disse que isso ia acontecer e é ótimo”.

"Basicamente, eles tomaram de volta seu país. Isso é ótimo.”

"Acho que estamos se saindo bem nos Estados Unidos também, porque está acontecendo a mesma coisa.”

"Eu quero apoiar meu filho que me representou muito bem na construção desse ótimo lugar (Turnberry)."

Quando questionado sobre o anúncio de David Cameron de que iria renunicar do cargo de primeiro-ministro, Trump disse: "Bem, é uma pena."

Análise do repórter político da BBC Escócia, Philip Sim

Donald Trump não é contido como um homem modesto e tímido.

Então, poucas pessoas estavam surpresas que apesar de chegar no seu recém inaugurado Ayrshire campo de golf poucos minutos depois da declaração de David Cameron, ele quis só falar algumas falas e suas opiniões.

O candidato desceu do seu helicóptero, no campo que possui seu nome e proclamou que já havia previsto toda a situação do Brexit anos atrás.

De qualquer forma, foi uma boa notícia pois esperavam alguma agitação muito maior, segundo fontes da Casa Branca.

As palavras de Trump carregam algum peso, dado que logo após David Cameron sair da Downing Street, ele pode estar entrando na Sala Oval.

Apesar da abordagem, caracterizada como caótica, o itinerário de Trump foi mudado duas vezes, tudo para que ele chegasse atrasado mais de meia hora e ficasse falando constantemente na entrevista “só mais uma pergunta”. A imprensa estava controlada no evento.

Primeiro fomos confiscadas com detectores de metal, depois transferidos para o hotel em uma série onibus.

Os onibus nos deixaram numa distância considerável do protesto que, segundo Trump, reuniu 43 pessoas, falou o bilionário com um ar de disapontamento. “Mas, essa é a vida de um candidato a presidência, metade das pessoas ama você, a outra te odeia. Isso é política.”

Falando numa coletiva de imprensa, Trump reconheceu que sua família tem conexão com a Escócia através de sua mãe Mary MacLeod que nasceu em Stornoway.

"Ela amava a Escócia, ela viria muito aqui" he said.

"Ela vinha todo ano com a minha irmã Mary e minha irmã Elizabeth e elas amavam. Sua lealdade à Escócia era incrível.”

O bilionário disse que sua mãe visitava Turnberry frequentemente para jantar com amigos, mas nunca jogava golf.

Ele disse que foi uma honra ter comprado o resort da Leisurecorp, de Dubai, há dois anos atrás, antes de adquirir seu nome à marca.

'Apoio incrível'

Trump é dono de mais de uma dezena de resorts de golf nos EUA e abriu sua primeira no Reino Unido no estado de Menie, em Aberdeenshire, em 2012, depois de uma controvérsia acerca de questões ambientais e sociais pois pessoas locais se recusaram a se mudar.

Numa provável referência a essas dificuldades passadas, ele valorizou os políticos locais em Ayrshire por trabalhar com ele para aprovar os planos de construção de Turnberry.

"Os políticos locais têm sido incríveis”, disse ele, adicionando: "Eles aprovaram tudo que pedimos."

Trump valorizou também a Royal and Ancient, o diretório de golf fora dos Estados Unidos, por trabalhar com atenção, enquanto mudanças foram feiras no campo de golf do resort.

Turnberry é um dos 10 campos de golf do Reino Unido que vai sediar o Open, campeonato de golf.

O torneio tem sido disputado lá em 4 ocasiões, e a mais recente foi em 2009.

Espera-se que o Open seja jogado na Inglaterra em 2020 e em St Andrews em 2021.

A coletiva de imprensa de Trump foi interrompida pelo comediante Simon Brodkin, conhecido como Lee Nelson, que jogou bolas de golfe com adesivos de swastika no bilionário. Ele foi retirado por seguranças.

Comentários controversos

O incidente e o protesto fora de Turnberry parece ter sido motivado por comentários controversos feitos pelo bilionário durante sua campanha presidencial.

O mais notável foi sua chamada para uma barreira temporária que bane a entrada de muçulmanos dos EUA, logo após o tiroteio em San Bernardino, na Califórnia. Isso imediatamente provocou a realização de uma petição pedindo a proibição de Trump no Reino Unido. Os comentários de Trump sobre muçulmanos foram descritos como “inúteis, divisórios e errados” pelo primeiro-ministro David Cameron e "repugnante e ofensivo" pelo primeiro-ministro da Escócia, Nicola Sturgeon.

Mais cedo, nessa semana, dois residentes local levantaram bandeiras mexicanas em propriedades ao redor do campo de golf de Trump em Aberdeenshire.

Eles disseram que queriam demonstrar solidariedade para com as pessoas do México depois de Trump falar sobre seus planos de criar um muro sobre a fronteira dos Estados Unidos e México para impedir a entrada de imigrantes ilegais.

Antes da chegada de Trump, Keir McKechnie, representante da Stand Up to Racism Scotland, disse: "Sua mensagem de ódio é uma que iremos desafiar e não iremos encorajar ninguém a apoiá-lo na sua presidência.”

"Nós queremos representar as pessoas ao redor do Reino Unido e além que rejeitam o racismo e islã-fobia de Trump."