ASSINE
search button

Em 6 meses, Jubileu católico reúne 8,2 milhões de fiéis

Igreja Católica inaugurou mostra sobre misericórdia em Roma

Compartilhar

Há quase seis meses do início do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, conhecido como Jubileu, mais de 8,2 milhões de fiéis e peregrinos visitaram Roma e o Vaticano para os eventos religiosos, informou o portal oficial do evento nesta segunda-feira (30).    

Iniciado no dia 8 de dezembro de 2015, o Jubileu é um dos momentos mais importantes para os católicos do mundo todo. A série de eventos religiosos seguirá até o dia 20 de novembro deste ano e, um dos ápices de peregrinação, ocorrerá no dia 4 de setembro, quando o papa Francisco canonizará, ou seja, tornará santa, Madre Teresa de Calcutá.    

Nesta segunda-feira, como parte das reflexões sobre o tema da misericórdia, foi inaugurada, a exposição "A Misericórdia na Arte - Itinerário Jubilar de obras-primas italianas", que circulará por museus públicos da capital italiana. O Jubileu é um período no qual a Igreja Católica concede graças espirituais aos fiéis, como a expiação dos pecados. Segundo a tradição, esse é um tempo em que é mais fácil para o cristão alcançar as bênçãos de Deus. Ele também é uma espécie de chamado para que os que estão afastados da fé retomem sua vida religiosa.    

Tradicionalmente, o evento ocorre a cada 25 anos. O último foi em 2000, portanto, o próximo deveria ser apenas em 2025.    

Contudo, um Pontífice pode convocar tal celebração por razões extraordinárias, no caso, a misericórdia. A medida tem como objetivo motivo pedir que os fiéis façam uma reflexão sobre a importância da misericórdia, mostrando uma face mais humana da Igreja Católica, como Francisco tem feito durante todo seu papado.