ASSINE
search button

Síria: enviado da ONU alerta para desfecho catastrófico em Alepo

Compartilhar

O enviado da Organização das Nações Unidas para a Síria apelou nesta quarta-feira (4) para o fim dos combates em Alepo, a segunda maior cidade do país, e alertou para um desfecho “catastrófico” caso não sejam interrompidos os confrontos.

“A alternativa é verdadeiramente catastrófica, porque poderemos assistir à fuga de 400 mil pessoas em direção à fronteira com a Turquia”, disse Staffan de Mistura após conversas em Berlim com os ministros dos Negócios Estrangeiros da França e da Alemanha.

A reunião em Berlim, que também contou com a presença do principal líder da oposição, Riad Hijab, ocorre em uma semana de intensa atividade diplomática e quando os negociadores tentam preservar uma trégua à beira do colapso.

Staffan de Mistura ressaltou que o recomeço das conversações de paz permanece dependente do cessar-fogo. “Agora, o teste é Alepo”, disse.

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, e seu homólogo francês, Jean-Marc Ayrault, também emitiram alertas no mesmo sentido. “Se não for garantido um cessar-fogo nas próximas horas em Alepo, tudo pode entrar em colapso”, disse Ayrault.

“Todas as esperanças que colocamos no processo de paz desapareceram, mesmo que seja uma necessidade para os sírios e todos os refugiados que pretendem voltar a viver em seu país”, acrescentou.

A guerra na Síria fez já matou mais de 270 mil pessoas desde 2011, de acordo com a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Da Agência Lusa