ASSINE
search button

Em crise, Venezuela muda fuso horário para poupar energia

Caracas adiantou os relógios em meia hora

Compartilhar

O governo da Venezuela mudou o fuso horário do país, adiantando o relógio em meia hora, como forma de combater a atual crise energética que assola a nação. Segundo as autoridades locais, a medida, que foi estabelecida no último domingo (1º), permitirá que os venezuelanos aproveitem melhor a luz do dia e reduzam o uso de energia elétrica. Com a decisão, o país volta ao antigo fuso horário, mudado em 2007 a pedido do então presidente Hugo Chávez, também alegando a intenção de ajudar a poupar eletricidade.

A mudança de horário é só mais uma de uma longa lista de medidas polêmicas estabelecidas pelo governo de Nicolás Maduro nos últimos meses. Recentemente, Caracas declarou feriado nas sextas-feiras e estabeleceu que os funcionários públicos trabalhem apenas dois dias por semana. A população local ainda sofre com cortes diários de quatro horas de energia.

As autoridades de Caracas culpam o fenômeno climático El Niño pela forte seca que afeta o país. Segundo analistas, a crise resulta da falta de infraestrutura, no entanto. Quase 70% da energia elétrica do país provêm de hidrelétricas, que estão operando com um nível mínimo de água diante da severa seca. Além disso, como os venezuelanos pagam muito pouco pela energia, que tem seu preço subsidiado, não existe um grande incentivo para economizar entre a população.