ASSINE
search button

Premier italiano chega aos EUA para encontro nuclear

Antes de reunião, Renzi faz escalas em Fallon, Chicago e Boston

Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, desembarcou na manhã desta terça-feira (29) em Fallon, Nevada, etapa inicial de sua viagem de quatro dias pelos Estados Unidos.    

Na cidade, o chefe de governo participou da inauguração da primeira usina geotérmica e termosolar do mundo, obra da estatal italiana de energia Enel Green Power. O projeto é chamado "Stillwater" e, segundo Renzi, simboliza a colaboração entre EUA e Itália. "O futuro é a energia e a tecnologia. Se investirmos em tecnologia, poderemos criar um mundo novo", declarou o primeiro-ministro.    

Ele ainda disse que os "velhos valores" e as "novas energias" são a estratégia da amizade entre Itália e Estados Unidos. Ainda nesta terça, o premier segue para Chicago, Illinois, onde, no dia 30, visita uma escola italiana e um laboratório que homenageia o físico italiano Enrico Fermi.    

Na quinta-feira (31), Renzi irá a Boston, Massachusetts, onde terá compromissos em uma unidade da IBM e na Universidade de Harvard. A última e mais importante etapa de sua viagem será na sexta (1º), em Washington, no encontro sobre segurança nuclear organizado pelo presidente norte-americano, Barack Obama.    

A reunião terá cerca de 50 líderes mundiais e também discutirá formas de combater o terrorismo e o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).