ASSINE
search button

'Le Monde': Merkel diz que UE não pode deixar Grécia mergulhada no caos

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (29) no Le Monde, comenta a posição de Angela Merkel sobre a situação de refugiados na Grécia. A União Europeia (UE) não pode deixar a Grécia "mergulhada no caos" diante do fluxo migratório em seu território, afirmou a chanceler alemã no momento em que milhares de refugiados estão bloqueados no país após o fechamento das fronteiras nos países na rota dos Bálcãs.

O jornal francês fala que a Grécia é a porta de entrada para os imigrantes na Europa, especialmente os sírios, que fogem da guerra através da Turquia e tentam obter o status de refugiado na Europa. Para muitos deles, a Alemanha é seu destino final.

A reportagem conta que depois de rejeitar as medidas nacionais de fechamento de fronteiras, Merkel ressaltou que a solução passa pela luta contra os traficantes de seres humanos no Mediterrâneo, pela melhora das condições de vida dos sírios nos campos de refugiados na Turquia, na Jordânia e no Líbano, assim como pela busca de uma solução também para o conflito na Síria.

Angela Merkel disse ainda que os países europeus devem chegar a um acordo sobre as cotas para acolher os refugiados. A proposta conta com a rejeição da maioria dos Estados-membros do bloco.