ASSINE
search button

Corpo de italiano morto no Egito chega a Roma

Compartilhar

Desembarcou neste sábado (6) em Roma o corpo do italiano Giulio Regeni, pesquisador universitário de 28 anos encontrado morto no Cairo, capital do Egito, na última quarta-feira (3).    

Após serem retirados do avião da Egypt Air, os restos mortais passaram pelos trâmites burocráticos da alfândega da Itália e foram levados para o Instituto de Medicina Legal da Universidade La Sapienza, em Roma.    

O corpo foi recebido pelos pais de Regeni, Claudio e Paola, e pelo ministro da Justiça Andrea Orlando. A Procuradoria da capital italiana investiga o caso como homicídio doloso, e as principais autoridades do país europeu já cobraram uma resposta do Egito sobre o suposto assassinato.    

As forças de segurança do Cairo chegaram a prender dois suspeitos, mas ambos já foram liberados. "Acredito que ainda estamos longe da verdade", declarou o ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni.    

O pesquisador foi encontrado morto após dias desaparecido. Seu corpo tinha sinais de tortura, marcas de ferida e estava totalmente nu na parte de baixo. Natural de Fiumicello, Regeni estava no Egito para desenvolver uma tese sobre economia, mas também contribuía com o jornal comunista italiano "Il Manifesto".    

Em seu último artigo, publicado após sua morte, ele acusa o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sisi, de obter o controle do Parlamento com o "maior número de policiais e militares da história do país, enquanto o Egito está na parte inferior de todas as classificações mundiais sobre respeito à liberdade de imprensa".    

A matéria também mostra como sindicatos independentes tentam manter-se vivos na nação africana, que permite a existência de uma única entidade sindical, a Etuf, fiel a Sisi. Além disso, Regeni diz em seu texto que o presidente assumiu o poder graças a um golpe militar, o mesmo que derrubou Mohamed Morsi, ligado à Irmandade Muçulmana. Antes de morrer, ele pediu para o jornal publicar o artigo sob um pseudônimo.