ASSINE
search button

Papa se encontrará em Cuba com Cirilo I, patriarca de Moscou

Reunião será realizada antes do Papa viajar ao México

Compartilhar

O papa Francisco visitará Cuba no próximo dia 12 de fevereiro, antes de iniciar sua viagem oficial ao México, para se reunir com o patriarca de Moscou, Cirilo I. O anúncio foi feito por representantes da Santa Sé e do Patriarcado de Moscou nesta sexta-feira, dia 5. Eles definiram este como "um encontro histórico".

    Os líderes religiosos devem se reunir no aeroporto de Havana e fazer uma declaração conjunta.

    O comunicado, lido pelo porta-voz vaticano, padre Federico Lombardi, diz que o encontro "está sendo planejado há bastante tempo".

    Viagem ao México - Essa será a 12ª visita internacional do Pontífice e promete ser bastante simbólica por sua defesa aos imigrantes e as duras falas contra os grupos criminosos organizados. O sucessor de Bento XVI chegará à Cidade do México no dia 12 e ficará na capital mexicana até o dia 14 de fevereiro. No dia seguinte, ele viajará para Tuxtla Gutiérrez (no estado de Chiapas) e no dia 16 irá para Morelia (capital do estado de Michoacán). No dia 17 de fevereiro, ocorrerá a celebração mais marcante da visita de Francisco, em Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos. O local da missa campal, o parque El Chamizal, foi alvo de disputa entre as duas nações até o ano de 1968. Além disso, a região é conhecida por ser um dos principais pontos de entrada clandestina no território norte-americano e pela violência causada pelo narcotráfico.

    A volta do líder católico para o Vaticano está marcada para o dia 18 de fevereiro. (ANSA)