ASSINE
search button

'WSJ':Draghi arrisca sua reputação ao defender medidas de estímulo do BCE

Compartilhar

Matéria publicada neste sábado (30) no The Wall Street Journal, conta que o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, falou inúmeras vezes na última semana sobre as perspectivas de mais estímulos para a zona do euro, dobrando as apostas sobre sua inesperada promessa de rever o programa de estímulo de 1,5 trilhão de euros (US$ 1,63 trilhão) em março.

Segundo a reportagem, Draghi está colocando em risco sua reputação ao insistir na ampliação dos estímulos, menos de dois meses depois de o banco ter decepcionado os investidores com um pacote de medidas menor que o esperado. 

Os investidores estão prevendo algo grande. A rentabilidade dos títulos de cinco anos do governo alemão registrou recordes de baixa, com taxa negativa em torno 0,25% esta semana, enquanto a rentabilidade dos títulos de 10 anos se aproximou do menor valor dos últimos nove meses, um indicativo de que os investidores estão esperando mais compras de títulos.

Até dezembro, o presidente do BCE nunca havia decepcionado os mercados, segundo Dario Perkins, economista da consultoria Lombard Street Research, de Londres. 

“Ele tem que fazer algo em março e tem que ser algo significativo. Se não, terá um problema real de credibilidade.”

O presidente do BCE ressaltou na coletiva de imprensa da semana passada que todo o conselho, composto de 25 membros, apoiou sua decisão de “rever e possivelmente reconsiderar” o estímulo da instituição em março.

Embora o conselho tenha sido unânime na necessidade de revisar o programa de estímulo do banco, é importante ter em mente que se eles vão reconsiderar ou não seu porte é ainda uma questão em aberto, de acordo com pessoas a par da situação. Isso provavelmente significa que não há unanimidade na ampliação do estímulo em março, dizem as fontes.