ASSINE
search button

Suíça confisca bens de refugiados

Solicitantes de refúgio devem entregar bens que superem 1 mil francos suíços

Compartilhar

Os solicitantes de refúgio que chegam à Suíça devem entregar às autoridades do país todos os seus bens que superarem o valor de 1 mil francos suíços (cerca de R$ 4 mil) para pagar as despesas de acolhimento.

A prática é semelhante a uma adotada recentemente na Dinamarca e foi divulgada pela emissora pública de rádio SRF, que mostrou até um recibo dado a um imigrante sírio, que diz tê-lo recebido no momento em que lhe foi pedido para deixar mais da metade do dinheiro em espécie que carregava consigo.

"Se você está em posse de propriedades que superam os 1 mil francos suíços, quando chegar em um centro de acolhimento, é necessário renunciar a esses bens em troca de um recibo", diz um documento distribuído entre os solicitantes de refúgio.

Segundo um porta-voz do Ministério de Migração, a lei que obriga os solicitantes de refúgio a deixarem suas posses na mão do Estado atingiu apenas 112 dos 45 mil indivíduos que pediram proteção da nação alpina em 2015, totalizando 210 mil francos suíços. 

De acordo com a pasta, os recursos foram usados para cobrir as despesas de manutenção dos refugiados, que podem chegar a 1,5 mil francos por mês por pessoa.