ASSINE
search button

'El País': Exército iraquiano proclama vitória sobre o Estado Islâmico e retoma Ramadi

Capital da província de Al Anbar estava em poder dos jihadistas desde maio

Compartilhar

Matéria publicada neste domingo (27) no El País, conta que a bandeira do Iraque podia ser vista à noite na sede do governo de Ramadi, a 90 quilômetros a oeste de Bagdá seguindo o curso do rio Eufrates, que tinha sido conquistada pelas milícias do Estado Islâmico (EI) há sete meses. As tropas iraquianas, na época, fugiram em debandada. Agora demoraram semanas para desocupar bairro por bairro os combatentes jihadistas, que opuseram uma feroz resistência no centro da capital da província sunita de Al Anbar.

O intenso apoio dos bombardeios aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos permitiu que o exército iraquiano declarasse sua primeira grande vitória contra as forças do califado, que tinham tomado a parte noroeste do país há 18 meses. “A retomada de controle do complexo de prédios governamentais em Ramadi significa que derrotamos [os combatentes jihadistas]”, disse em um comunicado o porta-voz das Forças Armadas iraquianas Sabah al Numani. “Nosso próximo passo é limpar os focos de resistência na cidade”, declarou à imprensa.

A televisão estatal iraquiana mostrou imagens de tanques e veículos militares avançando em Ramadi, enquanto as forças terrestres limpavam o entulho. Fontes militares disseram à France Presse que pelo menos 50 jihadistas tinham morrido nas operações durante o fim de semana, assim como cinco soldados iraquianos.

Os Estados Unidos e seus aliados estão treinando há meses as tropas de Bagdá para melhorar sua capacidade de combate. No mês de abril elas já conseguiram retomar a cidade de Tikrit, no vale do Tigre ao norte da capital nacional, mas tiveram que ser reforçadas por milícias xiitas no centro e no sul do país com oficiais iranianos para conseguir expulsar o EI de suas posições.