ASSINE
search button

Média de idade de modelos do Calendário Pirelli é de 50 anos

Empresa revolucionou em apresentar fotos não convencionais

Compartilhar

O calendário Pirelli 2016 ficou diferente não só por mostrar mulheres vestidas e "normais", mas também por elevar a média de idade das modelos deste ano: seis das 13 mulheres têm mais de 50 anos.

A mais jovem é Tavi Gevinson, 19 anos, uma blogueira muito influente entre os norte-americanos e que quase chorou de emoção na cerimônia de apresentação. A mais velha é Yoko Ono, 82, que tem uma vida marcada pela vanguarda com ou sem John Lennon.

Segundo a fotógrafa Annie Leibovitz, que tirou todas as fotos em preto e branco, a ideia era mostrar as mulheres que desempenham papéis importantes e que fazem grandes coisas em sua vida. "A força das mulheres é a sua beleza", diz Leibovitz.

As escolhidas têm diversos perfis de idade e estilos de vida. A russa Natalia Vodianova, 30, foi escolhida por criar uma fundação que cuida de parentes das vítimas da tragédia de Beslan e de crianças em situação de risco. Já a produtora Agnes Gund, 78, é filantropa e especialista em arte sendo presidente emérita do museu MoMA de Nova York. Ela ainda tem uma fundação com seu nome, é ativista e advogada cansada de lutar e de ouvir que "investir em um artista que é homem é melhor do que investir em uma artista mulher".

No mês de março, há Kathleen Kennedy, 62, sócia de Steven Spielberg e uma das responsáveis pela reunião cult de Star Wars.

Já em abril, há a norte-americana Serena Williams, 34, a melhor jogadora de tênis do mundo e só isso já bastaria para escolhê-la. Em homenagem à potência de seus músculos, Leibovitz há retratou de costas mostrando toda a força do seu corpo.

Em maio, a escritora Fran Lebowitz, 65, é a estrela do mês. Em junho, a economista Mellody Hobson, 46, se destaca. Atualmente, a norte-americana é a presidente do Conselho Diretor da Dreamworks Animation e participa do Conselho Diretor da Starbucks e da Estee Lauder.

No mês seguinte, a diretora independente do filme "Selma", Ava Duvernay, 43, estrela o calendário seguida pela jovem Gevinson em agosto. Em setembro, o destaque fica com a artista iraniana Shirin Neshat, 58; em outubro com Yoko Ono e em novembro com a roqueira Patti Smith, 68. Fechando o ano, está a comediante norte-americana Amy Schumer, 34, em uma foto que mostra seu poder do humor.

E na capa? A atriz chinesa Yao Chen, 36, embaixadora do Unicef e dona de 70 milhões de seguidores nas redes sociais.