ASSINE
search button

Obama pede ao mundo ação contra a mudança climática

Compartilhar

O presidente Barack Obama pediu nesta segunda-feira (30/11), em Paris, aos negociadores do acordo contra a mudança climática que atuem agora, antes que seja tarde demais. Em seu discurso, o presidente dos EUA assegurou também que não existe contradição entre crescimento econômico e proteção ambiental.

"Temos o poder de mudar o futuro aqui e agora, mas apenas se nos colocarmos à altura do acontecimento", discursou Obama na COP-21, para os representantes dos 195 países reunidos em Paris.

Obama disse que defende a criação de um fundo para ajudar “países vulneráveis” a evitar “a fase poluente e suja do desenvolvimento”, a fim de combater o aquecimento global. Ele foi o terceiro chefe de estado a discursar. Segundo ele, “um dos inimigos” a serem combatidos na conferência do clima é “o cinismo, a noção de que não podemos fazer nada sobre isso”.

Após a reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, Obama afirmou que a China e os Estados Unidos, devem assumir suas respectivas responsabilidades na luta contra o aquecimento global. Ambos os países são os maiores emissores de gás de efeito estufa do planeta.

"Como os maiores emissores de carbono, estamos determinados a que ambos temos a responsabilidade de tomar medidas", declarou Obama depois do encontro com Xi Jinping à margem da conferência climática COP-21.

"Nossa liderança neste tema é vital", acrescentou.