ASSINE
search button

Papa se comove com histórias de jovens africanos

Francisco conversou com jovem sequestrado por grupos armados

Compartilhar

Em encontro com cerca de 150 mil jovens durante visita a Uganda, o papa Francisco disse neste sábado, dia 28, ter se comovido com as histórias ouvidas no local. "Tenham consciência de que são um povo de mártires. Em suas veias corre sangue de mártir", declarou o Pontífice.    

Francisco disse que seu coração "se encheu de dor após ouvir os testemunhos de Emmanuel e Winnie", dois jovens africanos, "que sofreram experiências negativas em suas vidas".    

Em 2003, ainda criança, Emmanuel foi sequestrado por grupos armados junto a outras mais de 40 crianças para atuar como soldado. Apenas 11 deles sobreviveram. A moça identificada Winnie, por sua vez, de 24 anos, nasceu com Aids, epidemia que assola o continente, e ficou órfã aos 7 anos. Ela ainda batalhou contra doenças como sarampo e pneumonia.    

Francisco escutou com muita atenção suas histórias e falou com eles sobre o sofrimento e como é possível aprender com o sentimento. Após diálogo, eles rezaram juntos. O religioso explicou que "diante da experiência negativa, sempre existe a possibilidade de se abrir um horizonte, especialmente com a força de Jesus".