ASSINE
search button

Líder de ataque contra Consulado da Itália é morto no Egito

Compartilhar

O mentor do ataque do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) contra o Consulado da Itália no Cairo, Ashraf Ali Ali Hassanein al-Gharabli, foi morto em uma operação do governo local para capturá-lo, informou o Ministério do Interior do Egito nesta segunda-feira (09).    

Segundo as autoridades, a morte ocorreu na região nordeste da cidade do Cairo, após ele ter sido interceptado por serviços de segurança na região de el-Marg, onde estaria planejando novos ataques. 

Ocorrido em 11 de julho, o ataque contra o Consulado italiano matou uma pessoa e deixou outras nove feridas - além de destruir a fachada do prédio. Um dos líderes do EI no Sinai é o décimo suspeito de participar do atentado a ser morto pelas forças egípcias. Em setembro, outras nove pessoas morreram em uma operação para prender os responsáveis pelo crime.    

O terrorista era acusado, além do atentado ao Consulado, da tentativa de assassinato do ex-ministro egípcio do Interior Mohamed Ibrahim, em outubro de 2013, do ataque frustrado contra turistas na cidade de Luxor, em junho deste ano, e do assassinato de diversos policiais locais. 

Al-Gharabili era acusado ainda de ter sequestrado e matado o norte-americano William Henderson, especialista do setor petrolífero, em dezembro de 2014, e de ter sequestrados um cidadão croata em agosto.