ASSINE
search button

China alerta EUA para perigo de guerra no Mar do Sul

Tensão entre países aumentou nesta semana com provocação dos EUA

Compartilhar

O comandante da Marinha militar chinesa, Wu Shengli, disse que, se os Estados Unidos não derem fim a suas "ações provocativas" no Mar da China Meridional, pode desatar uma guerra na região. Ainda segundo ele, até mesmo um pequeno incidente registrado na área pode culminar em um confronto bélico.

    "Espero que Washington aprecie a boa situação entre as marinhas, que não foi conquistada de forma fácil, e evite que este tipo de incidente aconteça novamente", disse.

    Comentários foram feitos durante uma reunião com seu homólogo norte-americano John Richardson. As tensões entre os países aumentaram recentemente, após um navio da Marinha norte-americana ultrapassar umas das fronteiras impostas pelo governo chinês no Mar da China Meridional nesta semana, desafiando a soberania do país e causando o descontentamento de Pequim. O Ministério de Relações Exteriores declarou que a tripulação do USS Lassen foi avisada que se aproximava do limite de 12 milhas náuticas das ilhas artificiais do Recife de Subi, no arquipélago de Spratly, um conjunto de ilhas rico em recursos energéticos. 

Desde 2013, força militares chinesas vem ampliando sua atuação na região. Recentemente, a China instalou diversas bases militares na ilha, em um gesto que os Estados Unidos leram como ameaçador para os países vizinhos. Washington acredita que as ilhas, apesar de terem sido feitas pelos chineses, não são de sua soberania, pois se encontram em águas internacionais. Desta forma, permite que suas embarcações se aproximem o quanto julgarem necessário. A China, no entanto, considera a ação ilegal. Pequim acredita ter poder sobre todo o Mar da China Meridional, apesar de países vizinhos também reclamarem soberania sobre a região. (ANSA)