ASSINE
search button

Nigéria liberta 338 reféns do grupo Boko Haram

Maior parte dos resgatados eram mulheres e crianças

Compartilhar

O governo da Nigéria informou nesta quarta-feira (28) que libertou 338 reféns das mãos do grupo terrorista Boko Haram que eram mantidas na floresta de Sambisa, no norte do país. Entre os resgatados, estão 192 crianças e 130 mulheres.

    Segundo as forças armadas nigerianas, o resgate foi possível graças a ataques aéreos do Exército em duas vilas próximas ao esconderijo, nas aldeias de Bulajilin e Manwashe. Ainda de acordo com os militares, 30 extremistas foram mortos na ação.

    Apesar da quantidade de mulheres e crianças libertadas, o governo não informou se, entre elas, estão algumas das 219 alunas raptadas em uma escola de Chibok em abril do ano passado.

    As ações militares têm se tornado mais frequentes desde que o presidente Muhammadu Buhari assumiu o cargo em agosto deste ano.

    Porém, mesmo com a repressão, o número de raptos e de ataques violentos do Boko Haram não diminuiu e milhares de pessoas já perderam a vida nos confrontos.

    O grupo terrorista quer instituir um califado no norte da Nigéria e em parte do território dos países vizinhos, como Camarões e Níger. (ANSA)