ASSINE
search button

Em visita ao Peru, Renzi exalta luta contra pobreza

Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, foi recebido nesta segunda-feira (26), em Lima, pelo presidente do Peru, Ollanta Humala. O encontro bilateral ocorreu após à assinatura de uma série de acordos entre os dois países. "O Peru uniu nos últimos anos o desenvolvimento econômico, a luta contra a pobreza e a solidez institucional, se tornando um país-chave não apenas para a América Latina. O acordo comercial do Pacífico [TPP] demonstra que há espaço para iniciativas muito fortes a nível econômico", disse o italiano.

Em seguida, ele ressaltou que, antes de parceiros ou sócios, a Itália e o Peru são "amigos". Renzi é o primeiro premier do país europeu a visitar a nação andina, a segunda etapa de sua viagem de seis dias pela América Latina.

No fim da semana passada, o primeiro-ministro já havia passado pelo Chile e, nos próximos dias, ele irá a Colômbia e Cuba. Juntos, esses quatro Estados importam mais de 2 bilhões de euros por ano da Itália.

Renzi viaja acompanhado de uma delegação empresarial, que inclui as estatais ENI (petróleo e gás) e Enel (energia) e o conglomerado industrial Finmeccanica.