ASSINE
search button

Estado Islâmico é principal suspeito de atentado em Ancara

Compartilhar

O premier turco, Ahmet Davutoglu, disse que jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) são os maiores suspeitos de ter realizado o atentado em Ancara no último sábado (10), que deixou dezenas de mortos.   

"Diante da forma como este ataque foi realizado, consideramos as investigações sobre o EI nossa prioridade", disse, Davutoglu, em entrevista ao canal turco NTV.    Ainda de acordo com ele, o objetivo do atentado era influenciar nas eleições antecipadas de 1º de novembro.

A três semanas de cruciais eleições antecipadas, o ato foi organizado por sindicatos locais, grupos de esquerda e representantes curdos para denunciar a crescente onda de violência entre milícias curdas e as forças de segurança turcas.    

As duas explosões foram registradas nas proximidades da estação central de trens da cidade, pouco antes de a marcha ter início.    

Após investigações preliminares, o governo confirmou que as explosões foram causadas por homens-bomba. "Estão em curso as tentativas de identificar os corpos dos dois terroristas", apontou nota oficial.    

Até o momento, as ações deixaram 97 mortos, sendo que seis vítimas fatais ainda não foram identificadas.